Profª. Drª. Ana Maria de Castro Souza
Doutora em Música, na área de Educação Musical (UFBA,2015) com estágio doutoral em TUFTS University (BO), Mestrado em Música, área de Educação Musical(UFBA,2000). Especialista em Regência Coral (UFBA,2022). Especialista em Fundamentos da Linguagem Musical (UEPA,1995) Bacharel em Administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1980). Professora adjunta I do Curso de Licenciatura Plena em Música (UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Música da Amazônia (PPGMUSA /UEPA). Foi professora e gestora da Escola de Música da UFPA (1981-2007), onde foi também regente fundadora do Grupo Vocal Vox Brasilis e Cantores Contemporâneos. Regente do Madrigal da UEPA desde 2016. Trabalha com Direção Musical, arranjos vocais, atuando principalmente nas áreas de: Canto coral, Piano, Educação Musical, Coral cênico, Regência Coral, Música Popular (MPB, MPP).Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Musical, Memórias e Artes na Amazônia-GEMMA.
Oficinas de Canto Coral em Escola de Educação Básica como ferramenta pedagógica de efetivo ensino escolar da Música
Profa. Dra. Ana Maria Souza
(PPGMUSA)
O projeto parte do pressuposto de que a formação integral na educação, deve incluir o ensino da Música e integração com outras linguagens como proposto pela BNCC. A pesquisa tem como objetivo geral investigar como oficinas de canto coral na escola de educação básica podem constituir ferramenta pedagógica de efetivo ensino de música. Os objetivos específicos consistem em envolver no processo pedagógico das oficinas, estudantes da Lic. Música da disciplina Regência Coral com supervisão docente; identificar métodos, técnicas e materiais de desenvolvimento em escola de educação básica. Como base teórica principal destaca-se Leck, Jordan (2020). A metodologia consiste em pesquisa-ação realizada em escolas de educação básica em Belém (PA). Como resultado da investigação, espera-se que em diálogo com a comunidade escolar, por meio do presente projeto possa contribuir para reflexões e ações de ensino da música no componente curricular Arte.
Doutora em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. Mestre em Música- performance vocal pela University of Missouri- Columbia (EUA), Licenciada Plena em Educação Artística- Música com pós graduaçao latu- sensu em Fundamentos da Linguagem Músical. Diplomada em Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e em Piano pela Escola de Música da UFPa. Participou como solista de várias edições do Festival Internacional de Música do Pará, Festival de Ópera do Theatro da Paz, Festival Cultural de Fort-de-France na Martinica e Encontro de Arte de Belém. Em 2005 realizou turnê por cinco capitais brasileiras através do projeto FUNARTE Circulação de Música de Concerto, em 2010 foi novamente premiada pela FUNARTE no edital Circulação de Música Clássica, realizando com o Trio da Canção Brasileira, turnê por sete cidades brasileiras, além de apresentações em 2009 na Guatemala, Panamá, Costa Rica a convite do Itamarati, em 2013 nos EUA e em 2015 em São Paulo. Gravou em cinco CD's da série Uirapuru, O Canto da Amazônia da Secult/PA. Em 2006 o compositor Osvaldo Lacerda compôs e dedicou para sua voz duas canções inéditas. Entre outros trabalhos, atuou como Primeira Dama em A Flauta Mágica, Belinda em Dido e Enéas, Fiordiligi em Cosi Fan Tutte, Maria em Bug Jargal, Lauretta em Gianni Schicchi, Rosalinda em O Morcego, Fanny em La Cambiale di Matrimonio, Violeta em La Traviata em 2013 e 2014, papel título em Suor Angelica (Puccini) e Condessa em As Bodas de Fígaro (Mozart) no Festival de Ópera do Theatro da Paz em 2019 e 2022 respectivamente. Responsável pelo Festival de Ópera da Secretaria de Cultura do Estado de 2007 a 2010, foi diretora geral e artística na produção de dez óperas durante esse período e a mais jovem artista a assumir a direção do Theatro da Paz. É da carreira docente da Universidade do Estado do Pará e da Escola de Música da UFPa. Coordena o projeto de Pesquisa Criação do Acervo MUSA- Mulheres na Música da Amazônia, vinculado à Escola de Música da UFPa e colaboração da Universidade do Estado do Pará. "Dois pedaços poéticos de mim transformados em canções para piano e voz que me elevam a alma cantadas (....) pela soprano Dione Colares...E Dione corporifica a delicadeza das minhas intenções "[...] (ACYR CASTRO, 2004)
MULHER, MÚSICA E INTERFACES ARTÍSTICAS NA AMAZÔNIA
Coord. Profa. Dra. Dione Colares
(PPGMUSA)
O projeto de fomento à produção científica propõe pensar e refletir sobre as práticas musicais em diferentes tempos e espaços de sociabilidade, com foco principal, mas não exclusivo, às práticas femininas, promovendo trabalhos a partir do debate acadêmico, científico e artístico relacionado à música e suas interfaces, educação musical, estudos culturais e de gênero na Amazônia paraense. Nesse sentido, o projeto desenvolve pesquisas sobre música em seus diversos aspectos ligados às práticas de sociabilidade em diferentes grupos, família, escola, a igreja e comunidade, bem como em outros ambientes que promovem vivências e experiências musicais. Atua de forma colaborativa ao Projeto Acervo MUSA- Mulheres na Música da Amazônia, agenciado pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará, que promove ações no campo da memória, identidade, documentação, preservação e difusão musical.